quarta-feira, 28 de maio de 2014

A BIBLIA MASTIGA-SE


NÃO ENGULA


Antes de mastigar bem o texto bíblico

 
            Fomos habituados desde pequenos a engolir tudo o que nos dizem ou põem na frente para comer. Até chegamos a cantar com a maior empolgação:

- “A Bíblia é a palavra de Deus
Semeada no meu do povo
Que cresceu, cresceu e se transformou
Ensinando-nos a viver um mundo novo”.

- Primeiro, a Bíblia não é a palavra de Deus. A Bíblia contém a palavra de Deus.

- Segundo, a palavra de Deus não cresce, nem se transforma. A palavra de Deus é a verdade, não muda nem se aperfeiçoa com o tempo:

Jo. 14,6 Jesus respondeu: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim. 7. Se Me conheceis, conhecereis também o meu Pai».

                - Terceiro, SÓ CRISTO é a palavra de Deus “que nos ensina a viver um mundo novo”:  

 Jo. 6, 68. Simão Pedro respondeu: «Para quem iremos, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna».

             De nada adianta ler e reler os feitos e os desfeitos dos atores bíblicos, como Abraão, Isaac, Jacó, rei Davi, etc, etc... se a “última palavra está em Cristo? Veja:

Jo. 5, 39. Viveis a estudar as Escrituras, pensando que encontrareis nelas a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de Mim. 40. Mas não quereis vir a Mim para terdes a vida eterna»..

Jo. 6, 45. Está escrito nos Profetas: "Todos os homens serão instruídos por Deus". Todo aquele que escuta o Pai e recebe a sua instrução vem a Mim. 46. Não que alguém já tenha visto o Pai. O único que viu o Pai é Aquele que vem de Deus.47. Eu vos garanto: quem acredita, possui a vida eterna.48. Eu sou o pão da vida.49. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50. Eis aqui o pão que desceu do Céu: quem dele comer nunca morrerá».51. E Jesus continuou: «Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que Eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida».

Economize tempo e dinheiro:

- Não perca tempo estudando “Urias e o rei Davi”, nem as vantagens bélicas de Josué;

- Não jogue fora o seu dízimo negociando com Deus um lugar no céu.

A sua felicidade terrena e a sua salvação eterna está em Cristo: ÚNICO MESTRE (um só seja o vosso mestre), CAMINHO, VERDADE E VIDA.

Santo Agostinho converteu-se quando no horto de Milan ouviu uma voz de menino ou menina que, cantando e repetindo várias vezes, dizia: Tolle lege. Tolle lege = toma e lê. Viu um livro no chão... e a voz continuou: mastiga o livrinho. Abriu ao acaso, caiu no capítulo 13,13 da Carta de São Paulo aos Romanos que dizia assim:  “Caminhemos, como de dia, honestamente; não em orgias e na embriaguez, não em rixas e ciúmes, mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não procureis satisfazer os desejos da carne” .

Não foi a Palavra de Deus que converteu Santo Agostinho. Foi um conselho de São Paulo na carta aos Romanos (13,13) que serviu de carapuça para Santo Agostinho: sair da vida mundana e revestir-se de Cristo (Palavra de Deus incarnada).

 (Leia o capítulo XII do livro VIII, das confissões de Santo Agostinho).

            Então, antes de engolir a Bíblia, mastigue-a primeiro.

 

Um comentário:

  1. As vezes me incomoda falar, você deve mastigar a bíblia, porque eu acho que a bíblia deve ser lida ,compreendida e obedecida. Por favor me fale estou errada?

    ResponderExcluir