quinta-feira, 24 de abril de 2014

O PROFETA NÃO CONCORDA


O PROFETA NÃO CONCORDA

COM HOLOCAUSTOS


Moisés desceu do monte Sinai com as leis que poriam ordem no acampamento do povo de Israel, onde havia muito “disse-me, disse-me” e até murmuração contra Moisés (Ex. 17,3)  e contra o próprio Deus que os libertara da servidão no Egito (Ex. 16,1ss), além de roubos e de uns mexerem com a mulher dos outros gerando brigas constantes.

Por sinal eram leis fundamentais e bem elaboradas, mas que não seriam suficientes para manter a paz entre o povo se o autor dessas leis não fosse severo e oculto aos olhos humanos. Por isso, no livro do Êxodo, a seguir aos mandamentos, fala-se em trovões, relâmpagos, som de trombetas e a montanha fumegando. O povo ficou apavorado e diz a Moisés:

- "Fala-nos tu, e nós ouviremos; não nos fale o Senhor, não suceda morrermos.” (Ex. 20,19).

A figura do Deus bom, que tirou o povo da escravidão (Ex. 20,1-2), que mandou codornizes e maná (Ex 16,4ss), que lhe deu água boa tirada do rochedo (Ex. 17,1ss), não funcionou. As leis impostas por esse Deus bom também não iriam dar o resultado pretendido, por isso Moisés passou da bondade de Deus para o medo do Deus dos trovões, relâmpagos e fogo (Ex. 20,18), que se esconde na escuridão (Ex. 20,21), e que lhes fala do alto do céu (Ex. 20,22), de onde determina o que quer:

- “Não fareis para vós deuses de prata, nem de ouro” (Ex. 20,23),

- “Fareis um altar de terra e oferecereis sobre ele os vossos holocaustos pacíficos e cruentos...frutos da terra e ovelhas, cabras, bois...em todo o lugar onde se fizer memória do meu nome” (Ex. 20,24), para eu vos abençoar (Ex. 20,24).

Moisés ficou muito decepcionado porque nem a bondade de Deus, nem as leis gerais, nem o medo de Deus funcionaram.

 Homens de "servis dura"! Nem com holocaustos conseguiram tapar os olhos de Deus. Foi preciso partir para a punição severa, dos infratores da lei, para acabar, ou pelo menos diminuir, os problemas sociais mais graves que estavam pondo em risco o sucesso da emigração do povo de Israel para a terra da promissão:

- "Quem matar ou ferir um homem, querendo matá-lo, seja punido de morte" (Ex. 21,12 e 14).

- "Quem ferir ou amaldiçoar seu pai ou sua mãe, seja punido de morte" (Ex. 21,15 e 17).

- "Quem roubar um boi, ovelha e os matar ou vender restituirá cinco por cada boi e quatro por cada ovelha. Se não tiver com que pague, ele mesmo seja vendido" (Ex. 22,1 e 3).

- "Quem seduzir uma donzela tomá-la-á por mulher" (Ex. 22,16)

- "Quem pecar com um animal, seja punido de morte" (Ex. 22,19)

- "Quem sacrificar aos deuses, ou fizer feitiços, seja morto" (Ex. 22,18 e 20)

Deus foi pressionado a mandar seus profetas porque não estava contente com o comportamento do seu povo, mesmo nas solenidades ou quando enchiam os templos orando ou oferendo seus holocaustos.

Eis que surge o profeta Isaías clamando:

- "De que me serve a multidão de vossas vítimas? Diz o Senhor. Já estou farto delas. Não quero mais holocaustos de carneiros, nem gordura de animais cevados, nem sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.... o incenso é para mim abominação ... quando estenderdes as vossas mãos apartarei de vós os meus olhos, quando multiplicardes vossas orações não as atenderei porque as vossas mãos estão cheias de sangue.... lavai-vos, purificai-vos tirai diante de meus olhos a malícia dos vossos pensamentos... CESSAI DE FAZER O MAL, APRENDEI A FAZER O BEM:

- "Procurai o que é justo;

-" Socorrei o oprimido;

- "Fazei justiça ao órfão;

- "Defendei a viúva

.... depois vinde, farei que vossos pecados fiquem brancos como a neve". (Is. 1,11-18)

Não tenho a mínima dúvida de que o profeta tenha sido inspirado ao colocar na boca de Deus a reprovação dos holocaustos, novenas, e orações que não partam do coração. Deus não quer holocaustos, calendas, gritarias, nem incenso... quer de todo o homem, de toda a mulher, uma coisa muito simples mas essencial:

-  FAZEI O BEM... CESSEM DE FAZER O MAL (Is. 1,16-17)

O conhecimento do que é o “bem” e o que é o “mal” foi infundido pelo Criador com o sopro de vida  ao criar o homem e a mulher.(Gen. 1, 24-30). Faz parte do "software" do fabricante. Não foi quando dizem que Deus disse:

- “Come de todas as árvores do paraíso mas não comas do fruto da árvore da ciência do bem e do mal porque em qualquer dia que comeres dele morrerás indubitavelmente” (Gen. 2, 16-17).
Não foi. A historinha da "maçã proibida" só serve para explicar às crianças que Deus fica triste quando alguém lhe desobedece. Houve um primeiro pecado, na nossa vida, quando também desobedecemos sabendo que Deus não queria que fizéssemos isso. É uma historinha educativa.
 
Não foi a história da maçã, primeiro porque a lei proibitória foi dada só ao Adão; segundo, porque Adão comeu e não morreu; terceiro, porque quem lhe ofereceu o fruto foi Eva, que não sabia de nada. Ela ainda não tinha sido criada. A formação da mulher se deu depois que Deus proibiu Adão de comer da árvore do bem e do mal, como consta em Gên. 2, 22). Eva foi punida inocentemente. Ela não podia ser punida por desobediência a uma lei que desconhecia ou que não lhe foi dada. Deus não faria uma coisa dessas.

Os muitos Adões e as muitas Evas, criados por Deus em todo o universo, sabiam, e sabem, que o bem é tudo o que torna homens e mulheres, a si mesmos e aos outros, realizados e felizes; e sabem também que o mal é tudo aquilo que prejudica e torna infeliz tanto a si mesmos quanto aos outros. Daí nasceu um princípio de vida fundamental: (Não prejudicarás mas) “Amarás o teu amigo como a ti mesmo". (Eu sou o Senhor). (Levítico 19,18).

Tanta confusão, tanto medo de Deus, ainda hoje, quando a lei, de Deus mesmo, é clara:

- Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

Esta lei só será aperfeiçoada com a vinda do Filho de Deus.
 

quarta-feira, 23 de abril de 2014

OS OITO MANDAMENTOS DA LEI DE MOISÉS


OS OITO MANDAMENTOS BÁSICOS

DA LEI DE MOISÉS


Êxodo, capítulo 20, versículos 1-17: O decálogo. Fala-se em dez mandamentos, mas aqui encontramos só oito, contudo os mandamentos são muito mais e todos fazem parte do programa gravado pelo Criador na essência humana. Quando cada homem ou mulher nasce, o programa começa a ser instalado com suas interrogações e respectivas respostas tais como: quem fez o programa? A resposta vai sendo dada no decorrer da vida. No catecismo a resposta vem assim: quem fez o mundo e criou os homens e as mulheres foi “um ser perfeitíssimo e todo poderoso, criador e senhor do céu e da terra”.

Para introduzir o decálogo, quem escreveu o livro do Êxodo não se deu ao trabalho de remontar às origens do mundo, nem à criação do homem, mas contentou-se com recordar os últimos acontecimentos com o povo que tinha saído do Egito, onde era tratado como escravo,  e agora estava a caminho de uma terra livre onde “corria pelos córregos leite e mel”.  O escritor põe na boca de Deus a lembrança da escravidão e quem foi que os libertou:

- “O Senhor pronunciou todas estas palavras: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da escravidão”.(Ex. 1-2).

Claro que Deus não falou nada, nem precisaria falar, e muito menos justificar-se com o bem que fez para impor sua autoridade, determinar suas leis e exigir obediência total a elas.  Todos os mandamentos prescritos do versículo 3 ao 17 fazem parte do “software” que o ser humano traz de fábrica.

Tanto Moisés quanto Arão sabiam bem qual seria a resposta da maioria absoluta do povo às perguntas cujas respostas preencheriam os mandamentos básicos que serviriam de guia ao povo que Deus lhes entregou para conduzir até à terra da promissão. Vejamos: 

- “Queres que te matem?” Claro que a resposta de 100% é o “não”. Por isso Moisés gravou nas tábuas da lei: 1- “Não matarás” (Ex. 20, 13)

É lógico, quem não quer ser morto, também não pode querer matar.

- “Queres ser traído pelo teu cônjuge (mulher, marido)?” Todos naturalmente respondem “não”. Há que gravar nas tábuas mais um mandamento: 2- “Não cometerás adultério” (Ex. 20, 14).

Quem não quer, não faz.

- “Queres que te roubem ou te furtem alguma coisa que é tua?”. Quem se atreve a dizer sim? Então temos mais um mandamento a ser escrito na tábua: 3- “Não roubarás, nem furtarás” (Ex. 20, 15).

- “Queres que fofoqueiros(as) inventem uma série de mentiras sobre a tua vida, levantem testemunhos falsos contra ti?”.  Ninguém quer. Logo há que escrever nas tábuas da lei: 4- “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Ex. 20, 16).

- “Queres que alguém tente tirar-te, ou atrair para si, mesmo não conseguindo, alguma coisa que te pertence?”. Alguém é capaz de dizer sim? Então temos mais uma lei a ser escrita nas tábuas da lei: 5- “Não cobiçarás o que pertence ao teu próximo” (Ex. 20, 17)

- “Queres ser amado, honrado, por teus filhos?” Todos respondem que querem. Então devem começar por dar o exemplo. Daí outro mandamento a ser fixado nas tábuas da lei: 6- “Honrarás teu pai e tua mãe” (Ex. 20, 12).

- “Trabalhaste muito, estás cansado, precisas de descanso?” – Sim, claro, dá para entender. Foram seis dias de trabalho intenso, é justo que o sétimo seja para descanso, para te dedicares mais à família e a Deus que sempre esteve a teu lado para te proteger.  Então surge nas tábuas da lei mais um mandamento básico para manter o homem em forma e equilibrado: 7- “Lembra-te de santificar o dia de Sábado” (atualmente o Domingo). (Ex. 20, 8-11)

- Quem te criou, quem te deu a liberdade, quem te deu a terra em que habitas, quem te deu o ar que respiras e o sol e a chuva que fertilizam teus campos? O que é que Ele merece da tua parte por tamanha prova de amor para contigo? Podes te esquecer dele um só momento? Como é que se paga o amor?  Claro, Amor com Amor se paga, portanto, para Deus está voltado o primeiro mandamento da lei :  8 - Amarás o Senhor teu Deus com todas as forças e com todo o teu coração(Ex. 20, 3-7):

- Não O trocarás por outros “deuses”;

- Não usarás o nome de Deus em vão.

Concluindo, o básico, que serve de bússola a todos os homens, de todas as raças, em qualquer parte do mundo onde se encontrem, está gravado aqui nos mandamentos da lei de Moisés e gravado está também, desde o nascimento, na mente de cada homem, de cada mulher, ou no coração, como os queiram guardar.

Se você, leitor,  aprendeu que os mandamentos são dez e não oito, alguém os tirou dois de outro lugar, porque aqui, em Êxodo 20, só constam esses oito.

A única explicação que eu vejo é de alguém ter acrescentado mais dois mandamentos seguindo o velho costume: quem conta um conto acrescenta um ponto.

Alguns leitores, porém, estão me mandando para o capítulo 31 do mesmo livro do Êxodo, onde se fala em “novas tábuas da lei”. Mas vejam o que ali se lê: “O Senhor disse: Corta duas tábuas de pedra, como as primeiras, e eu escreverei nelas as palavras que continham as tábuas que tu quebraste”. (Ex. 34,1).

Deus não precisa falar diretamente ao homem, ou escrever.  Basta inspirar os profetas ou outros homens criados à sua semelhança para que falem, para que escrevam. Quando o homem faz o mal, sabe muito bem que está desobedecendo a Deus, porque os mandamentos de Deus estão todos gravados no coração do homem.

Das duas uma, ou confundiram os mandamentos do Sinai com as pragas do Egito, que foram dez, ou consideraram como novos mandamentos:

9- Não o trocarás por outros “deuses”;

10- Não usarás o nome de Deus em vão.

Mas o 9 e 10 fazem parte do 8: Amar a Deus sobre todas as coisas.

Alguns dirão: falta o mandamento de amor ao próximo. Responderei: todos são mandamentos de amor ao próximo menos o que se refere ao amor a Deus... até porque ninguém pode amar a Deus se não ama seu próximo. E se disser que sim é mentiroso (São João).

 Tire suas dúvidas. Veja o texto na íntegra de Êxodo 20:

1. Então Deus pronunciou todas estas palavras:

2.«Eu sou Javé teu Deus, que te fez sair da terra do Egipto, da casa da escravidão.

3. Não tenhas outros deuses diante de Mim.

4. Não faças para ti ídolos, nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra.

5. Não te prostres diante desses deuses, nem os sirvas, porque Eu, Javé teu Deus, sou um Deus ciumento: quando Me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos;

6. mas quando Me amam e guardam os meus mandamentos, trato-os com amor por mil gerações.

7. Não pronuncies em vão o Nome de Javé teu Deus, porque Javé não deixará sem castigo aquele que pronunciar o seu Nome em vão.

8. Lembra-te do dia de sábado, para o santificares.

9. Trabalha durante seis dias e faz todas as tuas tarefas.

10. O sétimo dia, porém, é o sábado de Javé teu Deus. Não faças nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu escravo, nem a tua escrava, nem o teu animal, nem o imigrante que vive nas tuas cidades.

11. Porque em seis dias Javé fez o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles; e no sétimo dia Ele descansou. Por isso, Javé abençoou o dia de sábado e santificou-o.

12. Honra o teu pai e a tua mãe: deste modo, prolongarás a tua vida, na terra que Javé teu Deus te dá.

13. Não mates.

14. Não cometas adultério.

15. Não roubes.

16. Não apresentes testemunho falso contra o teu próximo.

17. Não cobices a casa do teu próximo, nem a mulher do próximo, nem o escravo, nem a escrava, nem o boi, nem o jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo».

18. Vendo os trovões e os relâmpagos, o som da trombeta e a montanha fumegante, todo o povo teve medo e manteve-se à distância.

19. Então disseram a Moisés: «Fala-nos tu, que nós ouviremos; não nos fale Javé, senão morreremos».

20. Moisés disse ao povo: «Não tenhais medo! Deus veio para vos pôr à prova, a fim de que tenhais presente o temor a Ele e não pequeis».

terça-feira, 22 de abril de 2014

PALAVRA DE HOMEM HONRADO, PALAVRA INSPIRADA, PALAVRA DE DEUS

Evangelho de São João, 1

       - Palavra do evangelista João:
1. No começo a Palavra já existia: a Palavra estava em Deus, e a Palavra era Deus.
2. No começo ela estava com Deus.
3. Tudo foi feito por meio dela, e, de tudo o que existe, nada foi feito sem ela.
4. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
5. Essa luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram apagá-la.
6. Apareceu um homem enviado por Deus, que se chamava João.
7. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele.
8. Ele não era a luz, mas apenas a testemunha da luz.
9. A luz verdadeira, aquela que ilumina todo homem, estava chegando ao mundo.
10. A Palavra estava no mundo, o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a conheceu.
11. Ela veio para a sua casa, mas os seus não a receberam.
12. Ela, porém, deu o poder de se tornarem filhos de Deus a todos aqueles que a receberam, isto é, àqueles que acreditam no seu nome.
13. Estes não nasceram do sangue, nem do impulso da carne, nem do desejo do homem, mas nasceram de Deus.
14. E a Palavra se fez homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade.
15. João dava testemunho dele, proclamando: "Este é aquele, a respeito de quem eu falei: aquele homem que vem depois de mim passou na minha frente, porque existia antes de mim." (AT)
16. Porque da sua plenitude todos nós recebemos, e um amor que corresponde ao seu amor.
17. Porque a Lei foi dada por Moisés, mas o amor e a fidelidade vieram através de Jesus Cristo.
18. Ninguém jamais viu a Deus; quem nos revelou Deus foi o Filho único, que está junto ao Pai.
19. O testemunho de João foi assim. As autoridades dos judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntarem a João: "Quem é você?"
20. João confessou e não negou. Ele confessou: "Eu não sou o Messias." (AT)
21. Eles perguntaram: "Então, quem é você? Elias?" João disse: "Não sou." Eles perguntaram: "Você é o Profeta?" Ele respondeu: "Não." Então perguntaram:
22. "Quem é você? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. Quem você diz que é?"
23. João declarou: "Eu sou uma voz gritando no deserto: 'Aplainem o caminho do Senhor', como disse o profeta Isaías." (AT)
24. Os que tinham sido enviados eram da parte dos fariseus.
25. E eles continuaram perguntando: "Então, por que é que você batiza, se não é o Messias, nem Elias, nem o Profeta?"
26. João respondeu: "Eu batizo com água, mas no meio de vocês existe alguém que vocês não conhecem,
27. e que vem depois de mim. Eu não mereço nem sequer desamarrar a correia das sandálias dele." (AT)
28. Isso aconteceu em Betânia, na outra margem do Jordão, onde João estava batizando.
29. No dia seguinte, João viu Jesus, que se aproximava dele. E disse: "Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo.
30. Este é aquele de quem eu falei: 'Depois de mim vem um homem que passou na minha frente, porque existia antes de mim'.
31. Eu também não o conhecia. Mas vim batizar com água, a fim de que ele se manifeste a Israel." (AT)
32. E João testemunhou: "Eu vi o Espírito descer do céu, como uma pomba, e pousar sobre ele.
33. Eu também não o conhecia. Aquele que me enviou para batizar com água, foi ele quem me disse: 'Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e pousar, esse é quem batiza com o Espírito Santo'.
34. E eu vi, e dou testemunho de que este é o Filho de Deus." (AT)
35. No dia seguinte, João aí estava de novo, com dois discípulos.
36. Vendo Jesus que ia passando, apontou: "Eis aí o Cordeiro de Deus." (AT)
37. Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram a Jesus.
38. Jesus virou-se para trás, e vendo que o seguiam, perguntou: "O que é que estão procurando?" Eles disseram: "Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?"
39. Jesus respondeu: "Vinde, e vereis." Então eles foram e viram onde Jesus morava. E começaram a viver com ele naquele mesmo dia. Eram mais ou menos quatro horas da tarde. (NB).
40. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram a Jesus.
41. Ele encontrou primeiro o seu próprio irmão Simão, e lhe disse: "Nós encontramos o Messias (que quer dizer Cristo)." (AT)
42. Então André apresentou Simão a Jesus. Jesus olhou bem para Simão e disse: "Tu és Simão, o filho de João. Vais te chamar Cefas (que quer dizer Pedra)." (NB)
43. No dia seguinte, Jesus decidiu partir para a Galiléia. Encontrou Filipe e disse: "Segue-me." (NB)
44. Filipe era de Betsaida, cidade de André e Pedro.
45. Filipe se encontrou com Natanael e disse: "Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e também os profetas: é Jesus de Nazaré, o filho de José." (AT)
46. Natanael disse: "De Nazaré pode sair coisa boa?" Filipe respondeu: "Venha, e você verá." (AT)
47. Jesus viu Natanael aproximar-se e comentou: "Eis aí um israelita verdadeiro, sem falsidade." (NB)
48. Natanael perguntou: "De onde me conhece?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira." (NB)
49. Natanael respondeu: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel!" (AT)
50. Jesus disse: "Estás acreditando só porque eu te disse: 'Vi-te debaixo da figueira'? No entanto, verás coisas maiores do que essas." (NB)
51. E Jesus continuou: "Eu vos garanto: vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem." (NB)
 MINHA ANÁLISE

Analisando a narrativa do evangelista JOÃO, e catando a PALAVRA DE DEUS, concluímos:

1-       João prepara a chegada do Messias anunciando que ele é a Palavra (o Verbo) que ordenou a criação de tudo o que existe, palavra que o mundo precisa conhecer porque  ela é a luz que dissipará as trevas da ignorância dos homens. (Jo, 1-5)
2-     João anuncia outro João, o batista. Este ainda “não era a luz”, mas apenas a testemunha da luz. Porque “a luz verdadeira, aquela que ilumina todo homem, estava chegando ao mundo”. (Jo, 6-9).
3-      João Batista sabia que o Verbo (a Palavra criadora) “estava no mundo, o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a conheceu”; João sabia que o Verbo “veio para a sua casa, mas os seus não o receberam”; que o Verbo “deu o poder de se tornarem filhos de Deus a todos aqueles que o receberam, isto é, àqueles que acreditam no seu nome”, pois “estes não nasceram do sangue, nem do impulso da carne, nem do desejo do homem, mas nasceram de Deus”. (Jo,10-13)
4-     João Batista sabia que “o Verbo se fez homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade”. (Jo,14)
5-     João dava testemunho do Verbo, proclamando: "Este é aquele, a respeito de quem eu falei: aquele que veio depois de mim passou na minha frente, porque existia antes de mim." (Jo.15)
6-     O evangelista João revela-nos o testemunho de João Batista junto ao povo: “da plenitude do Verbo todos nós recebemos, e um amor que corresponde ao seu amor; porque a Lei foi dada por Moisés, mas o amor e a fidelidade vieram através de Jesus Cristo; ninguém jamais viu a Deus; quem nos revelou Deus foi o Filho único, que está junto ao Pai”. (Jo, 16-18)
7-     Diz-nos o evangelista João que estando João Batista em Betânia, do outro lado do Jordão, anunciando a chegada do Messias prometido e batizando, logo apareceram os sacerdotes e levitas, vindos de Jerusalém, enviados pelas autoridades dos judeus para saber quem ele era: "Quem é você?" (Jo, 19). Ao que João Batista “confessou e não negou: "Eu não sou o Messias." . Mas esta resposta não os satisfez: "Então, quem é você? É Elias?" João Batista respondeu-lhes: "Não sou." Não satisfeito, perguntaram de novo: "Você é o Profeta?" João Batista responde secamente: "Não." (Jo, 21)
8-     O evangelista João diz que os sacerdotes e levitas insistiam em saber quem era João Batista porque precisavam “levar uma resposta para aqueles que os enviaram”, que “eram da parte dos fariseus”. Por isso, insistiram: “Quem você diz que é?". Então João Batista abriu-se: "Eu sou uma voz gritando no deserto: aplainem o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías." (Jo, 22-23)
9-     Esta definição que João Batista deu de si mesmo provocou nos representantes das autoridades de Jerusalém a necessidade de novos esclarecimentos: "Então, por que é que batizas, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?" (Jo, 24-25). E João Batista esclareceu: "Eu batizo com água, mas no meio de vós existe alguém que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço nem sequer desamarrar a correia das sandálias dele."  (Jo, 26-27).
10-   Conta-nos ainda o evangelista João que no dia seguinte, estando João Batista novamente batizando, apareceu Jesus indo ao seu encontro. João Batista assim o apresentou ao povo:  "Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. Este é aquele de quem eu falei: 'Depois de mim vem um homem que passou na minha frente, porque existia antes de mim'. Eu também não o conhecia. Mas vim batizar com água, a fim de que ele se manifeste a Israel."  (Jo, 28-31)
Acrescentou João Batista: "Eu vi o Espírito descer do céu, como uma pomba, e pousar sobre ele. (Jo,32). Aquele que me enviou para batizar com água, foi ele quem me disse: 'Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e pousar, esse é quem batiza com o Espírito Santo'. E eu vi, e dou testemunho de que este é o Filho de Deus.".(Jo, 33-34).
11-    No dia seguinte, narra o evangelista, lá estava de novo João Batista às margens do Jordão, agora com dois discípulos, quando Jesus de novo se aproximou. João Batista, ao vê-lo, exclama: "Eis aí o Cordeiro de Deus." (Jo, 35-36).
Logo, os dois discípulos de João Batista foram ao encontro de Jesus. Quando os sentiu perto, Jesus voltou-se para trás e perguntou-lhes"O que é que estais procurando?" Eles disseram: "Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?" . Ao que Jesus respondeu: "Vinde, e vede." (Jo, 36-37)
12-   O evangelista João acrescenta que esses dois discípulos de João Batista “foram e viram onde Jesus morava, e começaram a viver com ele naquele mesmo dia. Eram mais ou menos quatro horas da tarde”.
13-   Revela-nos também o evangelista João que um dos discípulos de João Batista “era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram a Jesus. André, ao encontrar-se com o seu irmão Simão contou-lhe: "Nós encontramos o Messias (que quer dizer Cristo)." (Jo, 41). Depois, André “apresentou Simão a Jesus, que  olhou bem para ele e disse-lhe: "Tu és Simão, o filho de João, tu vais te chamar Cefas (que quer dizer Pedra).". (Jo, 42).
14-  Após o encontro de Jesus com Simão, conta-nos o evangelista João, Jesus decidiu ir para a Galileia e, ao encontrar-se com Filipe, que era de Betsaida, cidade de André e Pedro,  disse-lhe: "Segue-me." (Jo, 43-44).
15-   A narrativa do encontro de Jesus com outros, que também o seguiriam, é feita por João evangelista com um realismo impressionante. Filipe encontrou-se com Natanael e disse: "Encontramos aquele  de quem Moisés escreveu na Lei e também os profetas: é Jesus de Nazaré, o filho de José."  (Jo, 45) ao que Natanael retrocou:  "De Nazaré pode sair coisa boa?" (Jo, 45) Filipe respondeu: "Venha, e verá."  (Jo, 46).
16-  A superioridade  e a sabedoria divina revela-se já na resposta delicada que Jesus dá a Natanael que vem se aproximando: "Eis aí um israelita verdadeiro, sem falsidade." (Jo, 47).
 Naturalmente, esta resposta mexeu com Natanael que , curioso, perguntou: "De onde me conhece ?" Ao que Jesus acrescentou "Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira." (Jo, 48)  ).
E a troca de conhecimentos acaba no reconhecimento e testemunho de Natanael: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel!" . E Jesus finaliza o diálogo com Natanael revelando as maravilhas que iria operar entre eles:
- "Estás acreditando só porque eu te disse: Vi-te debaixo da figueira? No entanto,  verás coisas maiores do que essas." ( Jo, 50). E continuou: "Eu lhes garanto: verão o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem." ( Jo, 51)

CONCLUSÃO

Palavra de Deus?  Só quando Cristo fala. 
Palavra inspirada por Deus? Sem dúvida , a palavra de João Batista.
Pelo menos mais cinco pessoas falaram o que qualquer mortal falaria nas mesmas circunstâncias, inclusive o próprio evangelista João que se limitou a narrar o que viu e ouviu.

PALAVRA DOS HOMENS:

1- O evangelista João que narra os fatos
2- Os sacerdotes e levitas querem saber quem é João Batista: “Quem és tu”? (Jo, 18);
"Então, por que é que você batiza, se não é o Messias, nem Elias, nem o Profeta?" (Jo,25)
3- André "Nós encontramos o Messias (que quer dizer Cristo”)- (Jo, )
4- Filipe: "Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e também os profetas: é Jesus de Nazaré, o filho de José." (Jo, )
 Filipe respondeu: "Venha, e você verá."
5- Natanael: "De Nazaré pode sair coisa boa?"
"De onde me conheces?" (Jo, )
"Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel!".(Jo, )
6- João Batista:  "Eu não sou o Messias." (Jo, 20); : "Eu sou uma voz gritando no deserto: 'Aplainem o caminho do Senhor',  como disse o profeta Isaías." (Jo,23);

PALAVRA INSPIRADA POR DEUS:

1- João Batista anuncia a presença do Verbo encarnado: "Este é aquele, a respeito de quem eu falei: aquele homem que vem depois de mim passou na minha frente, porque existia antes de mim." (Jo, 15); 
João respondeu: "Eu batizo com água, mas no meio de vocês existe alguém que vocês não conhecem (Jo, 26);  e que vem depois de mim. Eu não mereço nem sequer desamarrar a correia das sandálias dele." (Jo, 27).

PALAVRA DE DEUS (Jo 6,68)

-  Jesus Cristo interroga os dois discípulos de João que o seguem: "O quem estão procurando?"... "Vinde e vede".
Depois diz a Pedro “Tu és Simão, o filho de João, tu vais te chamar Cefas”;
A Filipe convida-o a segui-lo: "Segue-me.";
A Natanael: "Eis aí um israelita verdadeiro, sem falsidade." ;
-"Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira."
-"Estás acreditando só porque eu te disse: 'Vi-te debaixo da figueira'? No entanto,  verás coisas maiores do que essas."  
             - Eu vos garanto:  vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem".

       “          SÓ JESUS TEM (PALAVRAS DE VIDA ETERNA       ”  (Jo 6,68).