segunda-feira, 28 de abril de 2014

HEBREUS: CRISTO É "PALAVRA DE DEUS"


 

DEUS NOS FALOU POR SEU FILHO (HEB.1)

 

São Paulo era um homem vivido, decidido, cauteloso e muito inteligente. Alertava os hebreus para não se desviarem da obediência à palavra de Deus: “observemos cuidadosamente  os ensinamentos que ouvimos para que não nos transviemos” (Heb. 2,1).

Estudando os livros do antigo testamento viu Paulo a palavra de Deus na boca dos profetas:Deus falou aos antepassados por meio dos profetas” (Heb. 1,1).

Nos últimos tempos, porém,  Deus não falou mais pelos profetas, mas pela boca do seu próprio filho: “Falou-nos por meio do Filho, que Deus constituiu herdeiro de todas as coisas e, por meio d'Ele, também criou os mundos” (Heb. 1,2).

São Paulo, que teve a coragem de fazer um desafio sobre a ressurreição de Jesus, entra a fundo também no conhecimento real do próprio Cristo para sedimentar muito bem o alicerce de sua fé. Cita vários pronunciamentos atribuídos a Deus relativos a Cristo:

-«Tu és meu Filho, Eu hoje Te gerei?»

- «Eu serei seu Pai, e Ele será meu Filho?»

- «Que todos os anjos O adorem”

- «É Ele que faz os seus anjos como ventos, e os seus ministros como chamas de fogo».

- «O teu trono, ó Deus, permanece para sempre, e o ceptro da retidão é o ceptro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade. Por isso, Deus, o teu Deus Te ungiu com perfume de festa, preferindo-Te aos teus companheiros».

- «Tu, Senhor, nas origens fundaste a Terra, e os céus são obra das tuas mãos. Eles desaparecerão, mas Tu permaneces; envelhecerão todos como uma veste, e Tu os dobrarás como a um manto, e serão como uma veste que se muda; mas Tu permanecerás o mesmo, e os teus anos jamais terminarão».

Paulo encerra o raciocínio lógico com uma chave de total impacto:

-“A qual dos anjos Deus disse alguma vez: «Senta-Te à minha direita, até que Eu coloque os teus inimigos como estrado para teus pés?»

Portanto, não foi apenas porque caiu do cavalo que Paulo deixou de perseguir os cristão e se tornou o maior defensor deles e o maior divulgador da “boa nova” que Cristo trouxe aos homens de boa vontade.

Sendo Jesus, a palavra de Deus autêntica, o caminho seguro é comparar o que disseram os antigos, mesmo os profetas, com o que falou o Filho de Deus encarnado. Cristo mesmo se definiu deste modo:

- “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai senão por mim.”(Jo, 14,6)

 Logo não podemos dizer que são “PALAVRA DE DEUS” trechos bíblicos do Antigo ou Novo Testamento que não estejam em plena sintonia com o que disse Jesus, muito menos quando se contradizem.

São Paulo perseguiu os cristãos antes de conhecer Jesus Cristo. Depois que conheceu os seus ensinamentos, apaixonou-se por ele.

É uma preciosidade este início da carta de São Paulo aos hebreus. Não é a “palavra de Deus”, é a “palavra de São Paulo” dirigida aos hebreus:

1. Nos tempos antigos, muitas vezes e de muitos modos, Deus falou aos antepassados por meio dos profetas.

2. No período final em que estamos, falou-nos por meio do Filho. Deus constituiu-O herdeiro de todas as coisas e, por meio d'Ele, também criou os mundos.

3. O Filho é a irradiação da sua glória e n'Ele Deus exprimiu-Se tal como é em Si mesmo. O Filho pela sua Palavra poderosa é Aquele que mantém o Universo. Depois de realizar a purificação dos pecados, sentou-Se à direita da Majestade de Deus nas alturas.

4. Ele está acima dos anjos, da mesma forma que herdou um Nome muito superior ao deles.

5. De facto, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: «Tu és meu Filho, Eu hoje Te gerei?» Ou ainda: «Eu serei seu Pai, e Ele será meu Filho?»

6. E de novo, quando introduz o seu Filho primogénito no mundo, Ele diz: «Que todos os anjos O adorem».

7. Por outro lado, sobre os anjos Deus diz: «É Ele que faz os seus anjos como ventos, e os seus ministros como chamas de fogo».

8. Sobre o Filho, porém, afirma: «O teu trono, ó Deus, permanece para sempre, e o ceptro da rectidão é o ceptro do teu reino.

9. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade. Por isso, Deus, o teu Deus Te ungiu com perfume de festa, preferindo-Te aos teus companheiros».

10. E ainda: «Tu, Senhor, nas origens fundaste a Terra, e os céus são obra das tuas mãos.

11. Eles desaparecerão, mas Tu permaneces; envelhecerão todos como uma veste,

12. e Tu os dobrarás como a um manto, e serão como uma veste que se muda; mas Tu permanecerás o mesmo, e os teus anos jamais terminarão».

13. A qual dos anjos Deus disse alguma vez: «Senta-Te à minha direita, até que Eu coloque os teus inimigos como estrado para teus pés?»

14. Não são todos eles espíritos encarregados para um serviço, enviados para servir aqueles que deverão herdar a salvação?

 
NB: As “palavras de São Paulo” nos levam a conhecer “as palavras de Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário